Menu

Já é um membro? Entre com seu login e senha

Ir diréctamente al contenido

Saiba como se dar bem em uma entrevista de emprego por telefone

Data de publicação 27/05/2011

A modalidade se difunde entre as empresas que fazer uma triagem dos candidatos. Para se dar bem é preciso ter atenção em alguns aspectos. Confira!

Muitas empresas fazem triagens por telefone com os candidatos a uma vaga, para depois selecionar os escolhidos para entrevistas pessoais com gestores. Há os que acreditem que fazer esse tipo de entrevista é mais fácil porque o ambiente não pressiona tanto. Mas para se dar bem é preciso prestar atenção em algumas atitudes que podem passar a imagem errada ao selecionador

Para se dar bem em uma entrevista por telefone é preciso desligar TVs e outros aparelhos que deixam as pessoas distraídas
 
Mostre entusiasmo no seu tom de voz, visto que o selecionador não verá suas expressões faciais

Evite se distrair
O ideal é ficar longe de e-mails, revistas e outros papéis que possam tirar sua concentração no momento da entrevista. Não é bom para uma primeira impressão que você peça para repetir as perguntas várias vezes. Além disso, também é importante que fique silêncio e não tenha barulho de televisão ligada e aparelhos de som.

 Seja simpático
Uma voz receptiva e um bom senso de humor podem estabelecer uma boa relação com o entrevistador. Preste muita atenção ao tom da sua voz. O selecionador não estará vendo suas expressões faciais. Ele considerará muito o tom de tudo que você diz. Não é legal passar a impressão de não estar entusiasmado.

 Peça feedback
Em uma entrevista por telefone não é possível ler a linguagem corporal do selecionador para saber se ele gostou de você ou não. Se estiver na dúvida, questione se há alguma área que ele queira saber um pouco mais do que já foi dito.

 Explique como você é flexível
Se você se inscreveu para um trabalho que requer que você se mude de cidade, estado ou país é importante mostrar que você já colocou sua casa a venda e que já procura um espaço na nova localidade.

 Seja honesto sobre seu pagamento
Se o entrevistador insiste em saber qual é o salário desejado, seja honesto na resposta e depois questione se o valor é condizente com o trabalho e com o que a empresa pode pagar. No caso da resposta ser negativa, mostre que é flexível.

 Faça perguntas
Quando o selecionador parar de falar, faça perguntas inteligentes sobre o trabalho e a companhia para demonstrar seu interesse na oportunidade. É interessante, por exemplo, perguntar sobre como o estímulo do governo na economia influencia na empresa, entre outras.

 Diga "Obrigado"
Antes de desligar o telefone, peça ao selecionador o email dele/dela para mandar um email de agradecimento e reiterar seu interesse na vaga.

Se você não tiver uma conta Trabajando.com se inscrever e concluir o seu CV

Publique su oferta de empleo

Noticias de empleo

Artigos de Interesse

Oportunidades de trabalho para o grupo GDF SUEZ Energy na América Latina

Atualmente, há oportunidades no Brasil, Chile, Peru e México para posições de líderes de projeto, engenheiros, especialistas em recursos humanos, área contábil, entre outros.

Ler artigo completo

Saiba como se dar bem em uma entrevista de emprego por telefone

A modalidade se difunde entre as empresas que fazer uma triagem dos candidatos. Para se dar bem é preciso ter atenção em alguns aspectos. Confira!

Ler artigo completo

10 conselhos para conseguir trabalho

Confira algumas dicas voltadas para profissionais experientes e até para os que ainda não tiveram o primeiro emprego

Ler artigo completo

Ver todas as notícias

Ir ao topo da página